fbpx
ROSEIRA RECEBE OFICINA DE ‘PAULISTINHAS’ NO DOMINGO, 13 DE JUNHO

ROSEIRA RECEBE OFICINA DE ‘PAULISTINHAS’ NO DOMINGO, 13 DE JUNHO

O município de Roseira irá receber no domingo, dia 13 de junho, a quinta edição do ‘Santo de Casa’, projeto que visa apresentar à população valeparaibana a arte da santaria, tendo como base as ‘paulistinhas’, minis esculturas características do interior paulista nos séculos 18 e 19.  O evento será realizado na EMEF ‘Prof. Francisco de Paula Santos’, localizada em Roseira Velha.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer a exposição monitorada do artista plástico e santeiro Alexandre de Morais, o Xandi, pesquisador das ‘paulistinhas’, seguido de oficina de modelagem em argila. Durante o evento, os alunos poderão confeccionar livremente a imagem de devoção. Daí o título ‘Santo de Casa’, por se tratar da fé de cada um, não sendo necessária a confecção de imagens católicas. “O importante é respeitar características como ter de 15 a 20 centímetros, traços simples, pouca cor ou ao natural, podendo ser crua ou queimada”, conta o oficineiro Alexandre de Morais.

No final do período ocorrerá a primeira exposição dos trabalhos dos alunos. As inscrições, limitadas a 15 participantes por conta da pandemia de Covid-19, estão sendo feitas durante a semana na Secretaria de Promoção Social, situada à Rua Cel. Rodophiano de Barros, 97 – Centro, das 13 às 16h. O intuito dos organizadores é reacender e fomentar a produção da arte da ‘paulistinha’, não só como resgate cultural, mas como instrumento para revelar talentos, estimular a economia criativa e um circuito de eventos do segmento na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. “Nossa intenção é estimular a formação de público apreciador, difusor e preservador do gênero ‘paulistinha’, que teve uma importância muito grande no passado e hoje encontra-se praticamente esquecido”, destaca o proponente Luiz Claudio Daniel.

As ações do Projeto ‘Santo de Casa’ de incentivo as artes visuais e ao design ocorrem com o incentivo do ProaC Expresso edital 10/2019, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa, parceria do Projeto Kilometrarte e TV Cidade Taubaté, já foi realizada em São Bento do Sapucaí, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba. Será promovida ainda nos municípios de Santo Antônio do Pinhal, Redenção da Serra, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga e Lagoinha. Em Roseira tem como parceira a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Promoção Social.

 

 

 

Programação em Roseira

12h00 – Chegada da equipe do ‘Projeto Santo de Casa’ na EMEF ‘Prof. Francisco de Paula Santos’

12h30 – Montagem da exposição do artista plástico Alexandre de Morais

13h00 – Recepção dos participantes, com orientação sobre os cuidados sanitários de combate a proliferação do coronavírus e informações sobre o Projeto.

13h10 – Início da oficina de modelagem

15h00 – Parada para café

15h15 – Retomada para finalização das obras

17h00 – Substituição da exposição do professor pela exposição dos alunos

17h30 – Entrega de certificados

18h – Encerramento

Serviço Projeto Santo de Casa

Data: 13 de junho de 2021 – domingo

Horário das atividades: das 13 às 18 horas

Local: EMEF ‘Prof. Francisco de Paula Santos’

Rua Olegário de Paula, 80 – Bairro Roseira Velha, Roseira /SP

Número de vagas para oficina: 15 participantes

Obs.: As inscrições já estão sendo realizadas na Secretaria de Promoção Social, situado à Rua Cel. Rodophiano de Barros, 97 – Centro. No dia também poderão ser realizadas no local, caso haja vagas remanescentes.