fbpx
Prefeitura de Caraguatatuba faz entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Prefeitura de Caraguatatuba faz entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso realizou nesta terça-feira (10), solenidade de entrega das quatro primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A Ciptea é uma carteira municipal, criada pela Lei 2.558/2021, de autoria do vereador Cristian Oliveira de Souza, Cristian Bota, que foi baseada na Lei Federal 13.977/2020 conhecida como lei “Romeo Mion”, nome do filho do apresentador de televisão Marcos Mion, que é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

Esse documento é emitido pela Sepedi, tem validade em todo território nacional e visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, conforme artigo 3º da Lei 13.977/2020.

No evento, o prefeito Aguilar Junior, o vereador, Christian Bota, o secretário da Sepedi, Amauri Toledo e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, fizeram a entrega aos beneficiários Pedro Abel, 7 anos, Matheus Duran Campelo Silva, 18 anos, Thomás Nardi Gomes, 16 anos, e Gabriel Mora Passos, 25 anos, que estavam acompanhados de familiares.

“Parabenizo o vereador Christian Bota pela iniciativa e sensibilidade em instituir a Ciptea no município. Nosso objetivo é fazer com que todas as pessoas com transtorno do espectro autistas e seus familiares se sintam acolhidos”, disse Aguilar Junior.

Para Christian Bota, essa atitude vai impactar diretamente e beneficiar as famílias das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “Nosso próximo passo será levar ao conhecimento dos comerciantes e empresários da cidade a Lei 2.558/2021, para que esta seja praticada e respeitada nos estabelecimentos”, destacou.

O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, disse que outras 32 carteiras já foram solicitadas e estão sendo confeccionadas para entrega. “Hoje é um dia muito especial para nós. Nosso objetivo é construir uma Caraguatatuba mais inclusiva e, nessa missão, contamos com o apoio importante do Executivo e do Legislativo”, afirmou.

A Ciptea pode ser solicitada por meio da Central 156, pelo aplicativo ou número telefônico.

Caso as pessoas tenham qualquer dificuldade em solicitar a carteira via 156, podem agendar atendimento na Sepedi, das 9h às 16h, pelo telefone (12) 3886-3059.

Importante destacar que a Sepedi entra em contato para informar a data e horário em que a Ciptea pode ser retirada.