fbpx
Mulheres têm presença cada vez mais marcante no universo da educação

Mulheres têm presença cada vez mais marcante no universo da educação

81% do professorado na educação básica nacional é formado por mulheres, de acordo com pesquisa

 A história do reconhecimento do valor da mulher é recente e continua sendo escrita a cada dia. No Brasil, não havia escolas para elas até 1863. Hoje, elas já são maioria em todos os estágios da educação. De acordo com os dados do Censo da Educação Básica 2017, as mulheres formam 81% do professorado na educação básica brasileira.
 

Quando falamos em profissionais especializados em educação do idioma inglês, os números também são significativos. Uma pesquisa nacional feita pelo Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, revela que o Brasil tem 172.030 professores e professoras de língua inglesa na educação básica. Desse total, 80,34% são mulheres.
 

Educação complementar
 

Como uma fonte de inspiração e de estímulo à educação complementar, escolas de idiomas, como a edtech 4YOU2, que possui em seu DNA ser um agente de transformação social, assumem o papel de influenciadores na educação do idioma inglês, tendo em vista propagar o acesso ao conhecimento e, com isso, proporcionar ao público de regiões mais periféricas, uma aproximação maior a este tipo de aprendizagem.
 

Mas, como ficam as mulheres dentro desse cenário? Atualmente, a 4YOU2 conta com 35 mulheres em seu quadro de colaboradores de administrativo e operacionais ou backoffice. Quando falamos do quadro de docentes, a escola conta com 26 professoras estrangeiras de língua inglesa.
 

Como todos os professores são 100% estrangeiros na 4YOU2 e, a maioria, é graduado ou está cursando mestrado, as professoras que hoje atuam na escola, têm em média, 35 anos e grande parte delas vêm da Nigéria e da Índia. “O Brasil tem uma pluralidade de características étnicas e são essas particularidades que permitem uma maior identificação com pessoas originárias de vários países e, consequente aproximação interpessoal que permite uma grande troca de experiência cultural”, diz Regina Santos, gerente de marketing da edtech 4YOU2.
 

Igualdade
 

Mesmo com a predominância da mulher na educação, há um fator que ainda é discutido em todas as camadas da sociedade: a igualdade de gêneros.
 

“A 4YOU2 vê que o caminho para alcançar uma sociedade mais sustentável e segura dentro do cenário de igualdade de gêneros ainda é bastante desafiador. Entretanto, são nítidas as ações em torno da temática, principalmente em empresas ligadas a iniciativas de impacto social. Afinal, as discriminações de gênero estão diretamente ligadas a questões como violência, pobreza e acesso precário aos cuidados da saúde mental, física e à educação”, relata Gustavo Fuga, fundador e CEO da edtech.
 

Dentro desta questão, a 4YOU2 se encaixa no trabalho do movimento Sistema B para sensibilizar e identificar as empresas que utilizam seu poder no mercado para encontrar soluções para questões sociais e ambientais brasileiras.
 

“As Empresas B atuam como um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. Quando falamos em formas como esse movimento pode beneficiar as empresas que estão inseridas nele, dizemos que o selo, que hoje a 4YOU2 possui, permite um movimento corporativo onde o lucro anda junto com os benefícios sociais, fato que culmina na redefinição do conceito de sucesso nos negócios e identifica empresas que utilizem seu poder de mercado”, comenta Gustavo Fuga. O empresário ainda acrescenta que a certificação do Sistema B é parte de uma preocupação maior com o impacto social e a sustentabilidade, não apenas do negócio, mas do ambiente em que a edtech atua.

Sobre a 4YOU2

Fundada em 2012, por Gustavo Fuga, a 4YOU2 é uma escola de língua inglesa que busca transformar e democratizar o ensino de idiomas no Brasil, oferecendo cursos de inglês de alta qualidade com professores estrangeiros a um preço acessível para a população. Ao longo dos últimos 10 anos, a escola tem auxiliado seus alunos a conquistar habilidades linguísticas, compreensão cultural e confiança, para abrir um mundo cheio de novas oportunidades e experiências enriquecedoras. Como um empreendimento jovem e pulsante, a 4YOU2 acredita no poder da comunicação e inclusão social para impulsionar o progresso humano, por meio da sua metodologia de ensino. Na didática, os exercícios são feitos no aplicativo 4YOU2 Study, enquanto que as aulas presenciais são totalmente focadas em conversação, o que torna o aprendizado muito mais dinâmico. Mais que aulas de inglês, tanto professores como alunos participam de uma experiência de intercâmbio cultural. Em 2021, a empresa também expandiu seu negócio para o modelo de franquias, contando, atualmente, com oito franqueados no território nacional e 10 unidades próprias espalhadas pela capital paulista.