“Isso é tão 2020…” Se você achava que a quarentena tinha ficado para trás no mundo todo, a China surpreendeu e confinou mais de 40 milhões de pessoas nos últimos dias.
- Essas milhões de pessoas estão impedidas de deixarem suas províncias e viajarem para qualquer outro lugar — tem que ficar onde estão.
Quais os motivos para isso? Na última semana, a China registrou o maior número diário de casos de COVID desde 2020 e o total de infectados deste ano já é maior do que o do ano passado.
Falando assim, parece o caos… Apesar das medidas, os números são (muito) baixos quando comparados aos do Brasil, por exemplo, que vem relaxando as medidas — assim como o resto do mundo — nessa nova fase pandêmica.
Para comparar, no domingo, foram 1.300 casos registrados na China. A média móvel no Brasil, com 7x menos habitantes, é de 44 mil casos por dia.
Os parâmetros chineses
Na contramão do Ocidente, que já trata o coronavírus como algo que veio pra ficar, a China segue com sua política de tolerância zero contra a COVID-19. Por lá, qualquer rápido aumento de casos deve ser contido, usando o confinamento para isso.
Por que isso é relevante? Vamos lá… 1) A paralisação na China pode afetar a cadeia global de suprimentos, 2) É a segunda maior economia do mundo, 3) Operações de fornecedores da Apple, além da Toyota e da Volkswagen, já foram suspensas por lá.
Fonte: The News