fbpx
Governo Federal participa do II Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas em Sorocaba (SP)

Governo Federal participa do II Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas em Sorocaba (SP)

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga recebe o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Jr. e demais autoridades que participaram do FORUM.

A discussão sobre temas relativos à redução da demanda de drogas e a qualificação dos profissionais que atuam na área para atuar nos cuidados e na prevenção da dependência química teve novo capítulo na última sexta-feira, 11.03, no município paulista de Sorocaba. A cidade do interior paulista recebeu o II Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas.

Um dos destaques do evento realizado no Teatro Municipal Teotônio Vilela foi a palestra do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Jr. Sorocaba estabeleceu em junho de 2021 um Termo de Cooperação Técnica com o Governo Federal para implementar e reduzir a demanda de drogas no município.

Desde então, ações de combate ao tráfico, qualificações de técnicos de área e visitas a projetos de referência no tratamento de pessoas com dependência passaram a integrar o cotidiano de Sorocaba. “É muito importante encontrar esse público interessado em adquirir mais conhecimento sobre o tema e ver que já há muitas ações sendo colocadas em prática. A própria realização desse fórum é um desses desdobramentos”, afirmou Quirino Cordeiro, diante de um público de centenas de pessoas no teatro.

Segundo o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o município reduziu de 52 para sete os pontos identificados como minicracolândias, em que atividades de tráfico e consumo de substâncias ilícitas eram frequentes. “Estamos atuando arduamente para garantir o tratamento digno e a  recuperação dessas pessoas”, disse. Uma das intenções de Manga é desenvolver o Centro Terapêutico Municipal. “Por isso, vamos conhecer uma unidade em Duque de Caxias (RJ) que vem desenvolvendo um trabalho de sucesso nessa área e que poderá servir de referência para nós”.

Além de Quirino Cordeiro e do prefeito Rodrigo Manga, o II Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas recebeu a promotora da Infância e Juventude do Ministério Público de São Paulo, Cristina Palma; o secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, e o controlador-geral do Município, João Alberto Corrêa Maia, além de parlamentares locais e de representantes de secretarias e órgãos ligados aos cuidados e prevenção às drogas. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da prefeitura do Youtube (/prefeituradesorocaba) e o conteúdo permanece disponível aos interessados.

O Termo de Cooperação Técnica entre o Governo Federal e a prefeitura de Sorocaba é um desdobramento das diretrizes da nova Política Nacional sobre Drogas, que reúne ações de prevenção, acolhimento, apoio, mútua ajuda e reinserção social de dependentes químicos. O termo é válido até junho de 2025.

“É somente assim, unindo esforços, que vamos obter resultados efetivos nessa jornada, que ganhou novo fôlego a partir da publicação, em 2019, da nova legislação que dá suporte às políticas públicas sobre drogas”, comentou Quirino Cordeiro Jr.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania