fbpx
Especialista de Taubaté alerta sobre aumento de automedicação na pandemia

Especialista de Taubaté alerta sobre aumento de automedicação na pandemia

Antitérmicos e relaxantes musculares são os mais usados indevidamente

            Com a chegada do frio é preciso redobrar o cuidado ao comprar medicamentos sem prescrição médica adequada. Além do inverno, desde o início da pandemia houve aumento significativo de automedicação, em que as pessoas buscam prevenção ou melhora dos sintomas da doença. Segundo pesquisa do Conselho Federal de Farmácia, determinados medicamentos registraram aumento superiores a 100% nas vendas em 2020 se comparados ao ano anterior.

            O farmacêutico e coordenador dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Faculdade Anhanguera, professor doutor Vitor Alexandre Silva, diz que no inverno realmente há aumento significativo de automedicação. Por isso, ele alerta que o uso de remédios por conta própria pode ser muito perigoso. “A população precisa ser conscientizada dos riscos à saúde do uso indiscriminado de remédios sem a orientação correta. A intoxicação é uma delas”, diz.

            Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) apontam que a maioria dos casos de intoxicação registrados no Brasil é proveniente do uso de medicamentos. Os antitérmicos, analgésicos e anti-inflamatórios estão entre os mais usados.

            O fato de o momento ser pandêmico, pode agravar ainda a sobrecarga em hospitais por uso incorreto de remédios. O coordenador lembra que toda farmácia conta com ao menos um farmacêutico, que é considerado o profissional de saúde mais próximo da população. Vitor afirma que o profissional deve analisar as prescrições para correta orientação e assistência farmacêutica, agindo diretamente na orientação do paciente.

            Ele aconselha as pessoas a evitarem a automedicação e sempre buscarem o atendimento médico e a orientação do farmacêutico. “O profissional habilitado prescreve o remédio levando em consideração as condições clínicas, de forma individualizada, com doses adequadas às necessidades de cada paciente”, finaliza.

Logotipo, nome da empresa

Descrição gerada automaticamente

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.  

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse:

https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/

Sobre a Kroton  

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br