fbpx
Centro Universitário Senac – Campos do Jordão promove live sobre Café da Serra da Mantiqueira

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão promove live sobre Café da Serra da Mantiqueira

A instituição apresenta o Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira, versão
on-line do projeto Saberes da Mantiqueira, que abordará as safras da região em encontros com especialistas

Conhecida por suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas, a região da Serra da Mantiqueira abriga inúmeros produtores locais, de diferentes segmentos. Com o objetivo de mapear esses produtores e proporcionar aos alunos do curso de gastronomia o conhecimento de ingredientes e seus processos de produção, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão criou o projeto Saberes da Mantiqueira, que visa a realização de roteiros gastronômicos por cidades da região.

Neste período de pandemia, o projeto ganhou uma versão on-line intitulado Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira, com lives mensais no qual o público poderá conhecer a sazonalidade do território culinário da Mantiqueira por meio de suas safras.

No dia 23 de junho, às 20 horas, acontece a live Café da Mantiqueira: uma denominação de origem, com a participação de Daniel Sales e Breno Kci Guelssi, professores do curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão e Irys Lopes gerente administrativa do Sítio São Sebastião.

No encontro virtual, os participantes conhecerão a safra do café na Mantiqueira por meio do Sítio São Sebastião, localizado em Cachoeira de Minas/MG. Além disso, serão apresentados detalhes da produção do café, sua versatilidade gastronômica e o conceito de indicação geográfica.

O encontro virtual será transmitido gratuitamente, on-line e ao vivo, no canal no YouTube do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão: https://www.youtube.com/SenacCamposdoJordao.

Sobre Saberes da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira abriga inúmeros produtores locais, de diferentes segmentos, que encontram na localidade os elementos necessários para produzirem e cultivarem seus ingredientes.

A partir do interesse de mapear esses produtores, os professores do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão criaram o projeto Saberes da Mantiqueira, que consiste na realização de roteiros gastronômicos por cidades da Serra da Mantiqueira.

O projeto amplia o conhecimento sobre a origem e a produção dos alimentos da região, incentiva a reflexão sobre a qualidade dos alimentos consumidos e estimula os alunos da graduação Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão a compreenderem a importância dos produtos e dos produtores locais, e o valor agregado aos itens artesanais.

Cada expedição leva os alunos a diferentes produtores locais, que são escolhidos por se encaixarem em quatro parâmetros: produção orgânica, relevância culinária, identidade local e preocupação com o meio ambiente. Em cada visita, os estudantes fazem a degustação e a verificação dos processos produtivos de cada produtor.

Vestibular digital

O Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para o Vestibular Digital do 2º semestre de 2021 até o dia 16 de agosto. Para participar do processo de avaliação, os interessados poderão optar pela realização de uma redação on-line ou utilizar os resultados obtidos no Enem entre 2009 e 2020. As inscrições serão realizadas no site do Senac: https://www.sp.senac.br/vestibular e a taxa custa R﹩ 25.

Serviço: Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira

Live: Café da Mantiqueira: uma denominação de origem

Data: 23 de junho, quarta-feira

Horário: 20 horas

Transmissão: www.youtube.com/SenacCamposdoJordao

Informações: https://www.sp.senac.br/camposdojordao