fbpx

Juventude comprando, mas com consciência

São Paulo, SP 3/4/2013 – o Projeto Arrastão realiza o Programa de Educação Financeira com jovens da região sul de São Paulo, com o objetivo central de Instrumentalizar os participantes para gestão das finanças pessoais e familiares e para tomadas de decisões em relação ao dinheiro

Com a economia brasileira em desenvolvimento e a ampliação das linhas de crédito, mais brasileiros começam a acessar volumes maiores de recursos e têm a chance de melhorar suas condições de vida. Porém, sem um controle financeiro adequado existe o risco do período de crescimento tornar-se um problema ainda maior para as faixas ascendentes. Nas regiões de atuação do Projeto Arrastão e das periferias de São Paulo, vivem famílias consideradas em altíssima vulnerabilidade social, (5 e 6 do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social – IPVS).
Além da situação vulnerável vivida por essas famílias, pesquisa realizada pela UNESCO, aponta que grande parte das famílias dessas regiões enfrenta problemas significativos de endividamento, crédito mal administrado e não dispõe de planos financeiros de longo prazo para construir ou preservar seu patrimônio.
Baseado nesse cenário o Projeto Arrastão realiza o Programa de Educação Financeira com jovens da região sul de São Paulo, com o objetivo central de Instrumentalizar os participantes para gestão das finanças pessoais e familiares e para tomadas de decisões em relação ao dinheiro. Além de promover a melhoria de indicadores sociais e de qualidade de vida na região.
Através de uma metodologia que propõe a tradução do conteúdo para a realidade dos participantes, com foco total nos educandos, procura estimular o protagonismo e a autonomia dos jovens, através de uma escolha consciente do uso do dinheiro.
As turmas planejadas pela organização para atender 20 pessoas por vez são no geral destinadas a adolescentes, jovens e adultos de instituições parceiras ou não da região, além de funcionários e familiares de bancos, financeiras que tenham interesse.
Atualmente o programa de Educação Financeira é financiada pelo Banco J.P. Morgan opera no Brasil há 50 anos. Os serviços oferecidos pelo banco incluem: Investment Bank, Global Corporate Bank, Asset Management, Private Banking e Treasury e Securities Services.
Tudo azul no Projeto Arrastão
Após parceria realizada com o CityBank em 2011, o Família no Azul, o Projeto Arrastão deu continuidade à suas atividades de educação financeira, com resultados satisfatórios após esses dois anos. Mais de 50% dos participantes conseguiram diminuir o número de credores três meses após a participação na oficina. E o levantamento realizado após seis meses, apontou o aumento de 76% no número de pessoas que fazem orçamento doméstico com frequência, além de o aumento de 31,25% da quantidade de pessoas que não tem o CPF no cadastro de inadimplentes.
Serviço
Oficina Educação Financeira – Projeto Arrastão
Horário das oficinas 9h00 às 12h00
Periodicidade: Três sextas feiras
Próximos dias: 05/04, 19/04 e 03/05/2013.
Público alvo: Moradores da região, regularmente matriculados nas atividades do Projeto Arrastão – Movimento de Promoção Humana.

Website: http://www.arrastao.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *