fbpx

Como a coluna ereta influencia para que se tenha a barriga chapada

Rio de Janeiro 1/5/2013 – Aquela barriguinha salientes está intimamente relacionada à silhueta e a maneira incorreta de posicionar o corpo.

Sabe aquela barriguinha incômoda e que toda mulher odeia e quer ficar sem? Pois é, ela está intimamente relacionada à silhueta e a maneira incorreta de posicionar o corpo. Segundo Marcus Barros, fisioterapeuta e terapeuta de articulações, trabalhar diante de um computador, sentada por horas ininterruptas e a má postura é cada vez mais comum. “A consequência disso tudo é o aparecimento da barriga saliente. Problemas como escoliose e a lordose, que são alterações da estrutura do corpo, também podem prejudicar a postura e fazer com que essa barriguinha apareça”, diz.

Marcus defende, além da manipulação articular, a adoção de atividades físicas para eliminar a gordura. “A falta de exercícios promove a flacidez dos músculos e sobrecarrega a coluna vertebral, portanto, a pessoa que não se exercita tem mais dificuldade de manter a postura”, explica.

Qualquer pessoa que não cuide da postura, mesmo que não tenha esses problemas, pode acabar vendo que aquela pequena barriga não some. Em todas essas situações citadas, porém, é possível reeducar-se e aprender a manter a coluna ereta – medida que, além de outros benefícios, melhora a silhueta.

Veja dicas do especialista:

– As cadeiras precisam ter apoio para os braços. Descanse os cotovelos neles, a 90 graus, e apoie os pulsos na mesa para digitar no teclado do computador. Além disso, nunca fique mais de 60 minutos sentada. Levante-se de hora em hora, para pegar água ou ir ao banheiro;

– Faça um X imaginário na tela do computador. Veja se a área entre o nariz e os olhos está na direção do centro do monitor, onde as linhas do X se cruzam. Se não estiver, coloque livros sob o monitor até que ele fique na altura correta;

– Caso o seu computador seja um notebook, evite usá-lo na cama ou no colo. Isso altera as curvas fisiológicas da coluna. O ideal é não usar o aparelho para trabalhar o dia todo. Prefira um computador convencional. Caso não seja possível, encaixe um mouse e um teclado independentes e deixe a tela na posição correta;

– Como o notebook, o smartphone também foi criado para ser usado por um curto período. Preste atenção que ao usá-lo, você fica com o pescoço para baixo e com os braços suspensos, o que é péssimo para a postura. E quando conversar ao telefone, não prenda o aparelho entre a cabeça e o ombro, entortando o pescoço. Segure-o com a mão.
Exercício físico aliado a uma boa alimentação.

Quem são:
Os sócios Marcus Barros, de 34 anos, e Felipe Blumemberg, de 28 anos, são Fisioterapeutas, quiropraxistas, especializados em KABAT e terapia manual articular. Com consultório em Ipanema há 8 anos, tem na lista de pacientes, artistas como Naldo, Bruno Gagliasso, Francisco Cuoco, Fernanda Paes Leme, Carmo Della Vechia, entre outros. Ambos são formados pela Bonesetter School, pós-graduados em KABAT – PNF pelo Hospital Kaiser Permanent Foundation, da Califórnia, Pós-graduados em Quiropraxia pelo IBRAQUI e membros da Associação Nacional de Quiropraxia e da ABRAFIQ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *